Obidos Turismo
  • Sub-Navegação



Categorias:

















Agenda de Eventos

 Eventos do dia 28-08-2014
Exposições - 19-07-2014 a 31-08-2014

Exposição Recordar a Sancheira

Exposição Recordar a Sancheira
Local: Salão Recreativo e Lavadouros da Sancheira Grande
Destacamos para este dia (;
Exposições - 30-05-2014 a 15-09-2014

Exposição de Sofia de Medeiros “A Linguagem das Flores”

Inaugura dia 30 de maio, às 17 horas, na galeria novaOgiva, em Óbidos, a exposição de Sofia de Medeiros “A Linguagem das Flores”. A mostra estará patente até 15 de setembro. 
 
“Sofia de Medeiros convoca para o mundo da arte, através de uma estratégia lúdica de reutilização de formas, materiais e técnicas artesanais tradicionais, os papéis sociais que nos são incutidos desde cedo (desde as “origens”), e em particular no caso das mulheres, sublinhando a prevalência dessas projeções culturais até aos nossos dias.

Interessam-lhe as categorias mentais da longa duração (histórica) – tais como o “amor” e o “trabalho” – que estruturam a existência humana e, sobretudo, constroem identidades de género, com funções e expectativas específicas, destinadas a manter uma determinada ordem na vivência comum (em “comunhão”, em sociedade).

Daí que alguns títulos das peças que agora se apresentam estejam relacionados com os romances cavaleirescos – veículos expeditos de uma fórmula amorosa disciplinadora –, ou com estereótipos da literatura infantil, para além das referências mais diretas a comportamentos habitualmente adstritos à condição feminina e a tradições musicais e gastronómicas cruciais na instituição de uma lógica de identificação local ou até mesmo nacional.

São objetos que se prestam à contemplação de um sincretismo formal que é também polissémico, reiterando explicitamente a origem fetichista (de coisa-que-enfeitiça) da produção artística. São obras que resultam do ritual dos afetos, corporificando na sua essência criativa a complexa tecitura da nossa existência profundamente singular (ímpar, solitária). “Há uma mulher talvez na palavra solidão”, escreveu o poeta António Ramos Rosa e diz-me a Sofia na preparação desta exposição.”

Lúcia Marques, co-curadora

Biografia

Sofia de Medeiros tem 37 anos, é natural da ilha de S. Miguel. É Mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa. É licenciada em Artes Plásticas - Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Foi bolseira no programa Sócrates/Erasmus em Inglaterra. Lecionou a área das Artes Visuais desde 1999, passando por escolas em Portugal Continental e S. Miguel. Pertence ao quadro da Escola Secundária Antero de Quental. É artista plástica e expõe coletiva e individualmente desde 1997, participando igualmente em bienais, simpósios e concursos.

Está representada em várias coleções públicas, das quais se destacam, a Presidência do Governo Regional dos Açores; Direção Regional da Cultura dos Açores; Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada; ARTCA, Museu de Angra, Museu Carlos Machado, Câmara Municipal de Loures e de Abrantes e ainda privadas, como a Fundação Convento da Orada, entre outras.

Foi nomeada para o cargo de Diretora de Serviços do Centro Regional de Apoio ao Artesanato em Abril de 2011.

Local: Galeria novaOgiva
Destacamos para este dia (;
Exposições - 17-05-2014 a 31-12-2014

Propaganda Desenhada por Abílio Anos 30/40

Propaganda Desenhada Anos 30/40
17 de maio a 31 de dezembro de 2014
Local: Museu Abílio de Mattos e Silva
Destacamos para este dia (;
  Próximos Eventos
Outros - 31-08-2014

25 anos de elevação da Freguesia da Usseira

A Junta de Freguesia da Usseira celebra, no próximo domingo, dia 31 de agosto, os 25 anos de elevação da localidade a Freguesia.

Para comemorar, vai realizar uma cerimónia no recinto da Junta de Freguesia. Pelas 11h30 irá decorrer o descerramento da placa da efeméride e entrega de medalhas, pelos Presidentes da Junta de Freguesia, Evaristo Ribeiro e pelo Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques. Segue-se um almoço convívio, com animação.
Local: Recinto da Junta de Freguesia da Usseira
Eventos Desportivos - 07-09-2014

BTT A-dos-Negros

Local: A-dos-Negros
Feiras e Mercados - 21-09-2014

BTT - Resistência “Trilho da Barragem das Gaeiras”

O Grupo de Cicloturismo das Gaeiras tem uma nova proposta para os amantes do BTT. Trata-se da iniciativa “3 Horas de Resistência” Trilho da Barragem Vila das Gaeiras. A prova decorre no dia 21 de setembro e conta com a presença de Marco Chagas (antigo ciclista).

As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas no sítio da Internet em www.trilhoperdido.com. Há prémios para os três primeiros classificados de cada escalão.

Esta prova (dificuldade média) de resistência em BTT, com a duração de 3 horas, põe nos participantes a “adrenalina ao máximo”, onde a diversão e a competição se encontram em perfeita sintonia.

A organização preparou o secretariado para o dia 20, sábado, na Junta de Freguesia da localidade. Estará aberto das 19h00 às 22h00. Já no dia da prova, dia 21, o secretariado abre a partir das 08h00, no local da prova. A concentração, a partir das 08h30, será no Convento de São Miguel das Gaeiras. A corrida começa às 09h00.

Local: Gaeiras