Obidos Turismo
  • Sub-Navegação



Categorias:


















Agenda de Eventos

 Eventos do dia 14-02-2016
Eventos Religiosos - 14-02-2016

Procissão da Ordem Terceira

Domingo, dia 14 de Fevereiro

Procissão da Ordem Terceira  

antecipa Semana Santa em Óbidos

A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, em Óbidos,  realiza-se  no  próximo  dia  14  de  Fevereiro,  domingo,  com  início  às  15  horas.

Esta cerimónia religiosa dá início às celebrações pascais na vila de Óbidos e pretende responder às necessidades de preparação espiritual para o período da Quaresma que se inicia. A tradição desta Fé já vem do tempo em que a vila de Óbidos pertencia à Casa das Rainhas. É uma manifestação religiosa com raízes culturais e humanas, muito rara no País, realizando-se, nesta região, somente em Mafra e Óbidos. O  cortejo  parte  da  Capela  de  Nossa  Senhora  de  Monserrate,  que  conta  já  cerca  de  seis séculos, segue pelas ruas da vila de Óbidos, até à Igreja da Misericórdia, onde são recordados os  ideais  defendidos  por  São  Francisco,  e  retorna  depois  à  Capela  de  Nossa  Senhora  de Monserrate. A procissão tem a seguinte disposição: à frente uma cruz com o emblema franciscano, seguida por três jovens com símbolos da natureza humana (caveira, coração e cinzas); seguem-se os andores  com  as  nove  imagens  (Salvador  do  Mundo,  Bem Casados,  Santa  Margarida  de Cortona,  São  Luís  Rei  de  França,  Santa  Isabel,  Santa  Bebiana,  Santo  Ivo,  Santa  Rosa  de Viterbo  e  São  Francisco  de  Assis  recebendo  as  Chagas);  entre  os  andores  vão  anjos carregando flores ou os atributos dos santos; a terminar uma cruz processional e acólitos, a exposição do Santo Lenho e só depois a música e os fiéis que acompanham o cortejo. A  Ordem  Terceira  foi  criada  no  século  XIII  por  São Francisco  de  Assis  para  pessoas  que desejavam viver como religiosos, sem deixarem o seuestado civil. Esta comunidade laica só se instalou na Capela de Nossa Senhora de Monserrate no século XVIII. As nove imagens dos andores foram mandadas fazer em Braga no ano de 1849. Atualmente, a Procissão da Rapaziada é organizada pelas Paróquias de Santa Maria e S. Pedro de Óbidos, Santa Casa da Misericórdia da vila de Óbidos, Comissão da Semana Santa e conta com o apoio do Município de Óbidos e da empresa municipal Óbidos Criativa.
Local: Ruas de Óbidos
Destacamos para este dia (;
Feiras e Mercados - 28-01-2016 a 28-02-2016

Mostra "Artes do Concelho de Óbidos" - craft e outras artes

28 de Janeiro, a partir das 18h00.
 
Exposição e venda de artefactos desenvolvidos por gentes de Óbidos, numa perspectiva de trabalho amador.
 
Entre outras áreas poder-se-á encontrar bordado, cerâmica, cestaria, trapologia, madeira, metais e pintura.
 
De 28 de Janeiro a 28 de Fevereiro no espaço Ó - Armazém.
 
 
 
Local: Espaço Ó - Óbidos
Destacamos para este dia (;
Exposições - 21-01-2016 a 21-02-2016

Exposição "Persona - Rostos e Máscaras"

Óbidos é povoado por muitos rostos, diferentes posturas, mas são as pessoas e a sua cultura e saber que conferem  a este espaço as suas características e idiossincrasias, tornando-o especial.

Neste contexto de encontrar os pequenos nadas que contribuem para  caracterizar o território de Óbidos, seguimos o  olhar  curioso de Albuquerque Pereira. Através da câmara, captou imagens das figuras mais permanentes e características do burgo de Óbidos, que agora se podem ver na exposição, a decorrer na Galeria L.

Nesse contexto de valorizar as pessoas, os seus sonhos e o saber ser e estar, encontramos, no mesmo espaço, a exposição “Sorrir não tem idade”. Desafio que cruzou diferentes gerações, diferentes profissionais e um conjunto de modelos que dia-a-dia vivem bons sonhos. São eles os utentes do Centro de Dia da Associação Socorro Gaeirense. A ideia partiu da animadora Ana Carvalho, que procurou dar a sentir o melhor de cada um dos participantes. Associou a este desafio a fotógrafa Susana Valério e a maquilhadora Sofia Brito… e os modelos mostraram o seu profissionalismo.

Na Galeria L _ espaço expositivo, edifício dos CTT, na Praça de Santa Maria, Óbidos.

Inauguração: 15h00, 21 de Janeiro
 
 
 
 
 
Local: Galeria L - Óbidos
Destacamos para este dia (;
Exposições - 20-01-2016 a 29-02-2016

Exposição “Liberdade com Humor SEMPRE”

Inauguração: 20 de Janeiro | 17h30
Horário: Segunda a Sexta, das 10h00 às 17h00

Há um ano (07/01/2015), o mundo foi profundamente abalado com a notícia do massacre do Charlie Hebdo. Foi um duro atentado contra os valores civilizacionais da liberdade de expressão e dos direitos à imprensa livre, radicados nos princípios defendidos desde John Milton (Aeropagítica, 1644). O grito ‘Je suis Charlie’ ecoou pelo planeta. Agora, a evocação daquele dia sangrento deverá servir para se levantar mais alto a Liberdade. Como um valor indispensável à vida, à respiração. Sem ela, murchamos. Por isso estamos integrados numa onda universal pela liberdade. Em diversos espaços e diferentes países. 

O mote “Liberdade com humor, sempre!” visa a afirmação mundial de valores inseparáveis da vida. O cartoon pode ser o melhor oxigénio da democracia. Ou não?

Entrada livre.
 
 
Local: Espaço de cowork - Parque Tecnológico de Óbidos
Destacamos para este dia (;
Exposições - 04-12-2015 a 13-03-2016

Assombrados, A Exposição

Exposição de Bruno Maltez, Cristina Nobre Soares e Mário Pires
Horário: 10h00-13h00 e das 14h00-18h00 (encerra às segundas-feiras)
Local: Museu Abílio - Óbidos
Destacamos para este dia (;
Exposições - 20-11-2015 a 14-02-2016

Exposição “Aespacialidade” de André Sier

@import url(http://wwp.obidos.pt/CuteSoft_Client/CuteEditor/Load.ashx?type=style&file=SyntaxHighlighter.css);@import url(/_css/tur_custom.css); Exposição individual de artes digitais
Local: Galeria NovaOgiva
Destacamos para este dia (;
  Próximos Eventos
Eventos de Cariz Popular - 19-02-2016 a 21-02-2016

III Festival de Sopas & III Encontro Nacional de Bandinhas

19, 20 e 21 de Fevereiro
 
Produtos Regionais
Artesanato
Petiscos 
Local: Pavilhão S.C.R.G - Gaeiras
Festivais - 31-03-2016 a 25-04-2016

XIV Festival Internacional de Chocolate 2016

Festival Internacional de Chocolate
31 de março a 25 de abril de 2016 (aberto de sexta a domingo, à excepção do primeiro e do último dia)

Chocolate. Uma palavra mágica que em Óbidos assume um significado muito especial. O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, desde a primeira edição é um dos maiores eventos organizado pelo município.

Website oficial do Evento: http://www.festivalchocolate.cm-obidos.pt/

Local: Cerca do Castelo - Óbidos
Feiras e Mercados - 14-07-2016 a 07-08-2016

Mercado Medieval de Óbidos

14 de Julho a 7 de Agosto de 2016 (aberto de quinta-feira a domingo)
 
O Mercado Medieval de Óbidos é um evento de recriação histórica que transforma a Vila de Óbidos num burgo da idade média.
 
Durante 16 dias, bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis invadem a vila transportando o visitante para outra dimensão.
 
 
 
Local: Óbidos
Música Clássica - 18-07-2016 a 29-07-2016

SIPO - Semana Internacional de Piano

SIPO - SEMANA INTERNACIONAL DE PIANO DE ÓBIDOS é um projecto com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos que tem acolhido, desde 1996, grandes personalidades do meio musical e jovens estudantes, vindos de todo o mundo, para um encontro que visa o aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências musicais.
Durante dez dias no período do verão, a música de piano invade a Vila de Óbidos, quer através dos cursos das masterclasses que durante o dia decorrem simultaneamente em vários pontos, quer pelos concertos que integram o Festival, à noite, e que chamam um público melómano e entusiasta.

website: www.pianobidos.org/


 

Local: Óbidos