Obidos Turismo
  • Sub-Navegação



Categorias:



















Agenda de Eventos

 Eventos do dia 20-01-2017
Exposições - 15-01-2017 a 28-02-2017

Exposições


15 de Janeiro a 28 de Fevereiro 2017
 
Galeria Casa do Pelourinho 
Local: Galeria Casa do Pelourinho
Destacamos para este dia (;
Celebrações - 11-01-2017 a 31-03-2017

Comemorações do Feriado Municipal



11 de Janeiro a 31 de Março 2017
 
(Programa para Download)
Local: Concelho de Óbidos
Destacamos para este dia (;
Exposições - 12-11-2016 a 31-01-2017

Exposição de Fotografia [Todo] CENTELLES

Exposição de Fotografia «[Todo] Centelles», promovida pela Fundação Pablo Iglesias e Instituto Cervantes, de Espanha.

A Fundação Pablo Iglesias oferece esta exposição, como um dos mais poderosas exposições fotográficas que podem ser vistas hoje.
Agustí Centelles, com a sua extensa formação em retoque, fotogravura e técnicas de fotografia de interiores, concebeu um conceito diferente de olhar para o ambiente próximo e intenso. Como outros editores gráficos espanhóis contemporâneos, ele avançou com uma nova visão da realidade que hoje encontramos com todo o poder descritivo em cada uma das suas imagens.

[Todo] Centelles propõe fazer a “história da fotografia”. O tempo da volta é o formato escolhido para “ver” através de mais de uma centena de cópias de autor, feitas a partir dos negativos originais. Imergindo-nos este exemplo, vamos descobrir um jovem fotógrafo, inquieto e inovador, com novos formatos visuais convertendo o tempo em que viveu num documento histórico.??
A Segunda República Espanhola, o início da Guerra Civil, a Frente de Aragão e, mais tarde, passando pelo campo de Bram, documentando as difíceis condições de vida dos presos, que nos dá a oportunidade de ver o seu trabalho original, documentado numa reunião entre imagens e imprensa daquele tempo.

A mostra pode ser vista até 31 de Janeiro de 2017, no Museu Municipal de Óbidos, de Terça a Domingo entre as 10h-13h e 14h-18h.
Local: Museu Municipal de Óbidos
Destacamos para este dia (;
Exposições - 22-09-2016 a 31-01-2017

“Utopia, Hoje” | Museu Abílio de Mattos e Silva


“Utopia, hoje” - Museu Abílio de Mattos e Silva

A exposição “Utopia hoje” apresenta as propostas de 10 artistas que interpretam, de forma livre e autoral, as obras de dois nomes maiores da nossa literatura Fernando Pessoa e José Saramago. Ainda que escritas em épocas distintas, “Mensagem” e “A Jangada de Pedra”, símbolos da nossa memória cultural contemporânea, abordam temas identitários e podem sugerir, nesse sentido, uma reflexão sobre Portugal.

Apresentados em dois núcleos distintos, e que pretendem suscitar um diálogo entre as obras de Pessoa e Saramago na perspetiva da Utopia, cada um dos artistas concentrou a sua alma e pensamento nos aspetos que mais lhe interessavam, sejam estéticos, históricos, geográficos ou políticos, apresentando múltiplas leituras e interpretações, que não devem ser entendidas como ilustrações, porque estão para além dos textos literários, ainda que criadas a partir deles.

De Cláudio Garrudo, Joanna Latka, Marta Ubach, Pauliana Valente Pimentel, e Teresa Gonçalves Lobo são as obras referentes à “Mensagem” de Fernando Pessoa”, enquanto Augusto Brázio, Hélio Luís, Paula Almozara, Rui Soares Costa, e Tiago Casanova partem da obra “A Jangada de Pedra” de José Saramago.

A exposição “Utopia hoje” tem a curadoria de Ana Matos, numa parceria entre Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago e Galeria das Salgadeiras.

A Exposição pode ser vista até  31 de Janeiro de 2017, no Museu Abílio de Mattos e Silva, de Terça a Sexta entre as 10-12h-14h-17h.
Local: Museu Abílio de Mattos e Silva
Destacamos para este dia (;
Exposições - 22-09-2016 a 31-01-2017

“O Lagarto” | Museu Abílio de Mattos e Silva

“O Lagarto” | Museu Abílio de Mattos e Silva

Óbidos recebeu em estreia mundial uma exposição que junta as palavras de José Saramago ao inconfundível traço do artista popular brasileiro J. Borges. A partir de um texto escrito em 1973 pelo Prémio Nobel português, O Lagarto, J. Borges criou um conjunto de xilogravuras que propõem uma nova leitura para a história de uma misteriosa criatura que surge no Chiado, em Lisboa.
Em Óbidos, estão expostas pela primeira vez as peças em madeira talhadas pelo artista brasileiro para o livro, assim como as suas impressões originais.

A Exposição pode ser vista até  31 de Janeiro de 2017 no Museu Abílio de Mattos e Silva, de Terça a Sexta entre as 10-12h-14h-17h.


Local: Museu Abílio de Mattos e Silva
Destacamos para este dia (;
Exposições - 24-03-2016 a 31-03-2017

Santos Mártires - Exposição Temporária

Santos Mártires / Holy Martyrs _ Exposição / Exhibition

Significado da palavra Santo

Os santos são os que de um modo mais desinteressado e sincero aceitam e cooperam com a graça divina num grau superlativo: tornam-se semelhantes a Cristo através da ajuda que Cristo lhes dá.

S. Paulo resume-o numa frase: “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”


Os Mártires

«A fixação da veneração pública a uma certa categoria se homens e de mulheres cristãos e a atribuição a cada um deles do epíteto “santo” teve como origem a reverência concedida aos mártires. Este facto manifestou-se primeiramente no local onde sofreram e foram sepultados; a partir dali, frequentemente espalhava-se a outros locais e mesmo a toda a igreja. Todos os anos, no aniversário do martírio do santo, os fiéis reuniam-se junto da sua sepultura; ali celebrava-se a Eucaristia durante a qual o mártir era evocado com honra: era uma ocasião de regozijo e de triunfo, um “dia de festa”, não um dia de choro. A primeira de tais comemorações anuais de que há registo é a de S. Policarpo, em Esmirra, na segunda metade do século II.

Os restos mortais dos mártires (a principio cuidadosamente mantidos intactos) e outras relíquias eram tidos em grande conta e reverenciados; os seus nomes pessoais foram adoptados ou dados no baptismo; e com o tempo dedicaram-se igrejas em sua honra.»






Local: Museu Paroquial de Óbidos
Destacamos para este dia (;
  Próximos Eventos
Eventos Desportivos - 05-02-2017

Passeio Pedestre nas Gaeiras | Óbidos


 
Passeio Pedestre nas Gaeiras | Óbidos
Roteiro das Freguesias do Concelho de Óbidos
Domingo 05 de Fevereiro 2017

Hora: 09h30
Partida e Chegada :
Junta de Freguesia das Gaeiras

Informação: Caminheiros de Caldas da Rainha e Óbidos
Tlm. 919 088 066
e-mail: caminheiros.caldas-obidos@hotmail.com
Facebook: caminheiros caldas-obidos
https://www.facebook.com/caminheiros.caldasobidos.1/


Local: Gaeiras | Concelho de Óbidos