Obidos Turismo

Museu Paroquial de Óbidos 

Recentemente recuperada com o apoio da Câmara Municipal, a Igreja de S. João Baptista, localizada junto à Porta da Vila, é um dos imóveis mais simbólicos e uma referência incontornável do Património edificado em Óbidos.

Mandada erigir pela Rainha Santa Isabel, em 1309, esta igreja, então dedicada a S. Vicente, serviu para assistência religiosa àqueles que mais padeciam na Idade Média, os leprosos.
Já no início do séc. XVI o templo foi integrado no património da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e, desde 19 de Outubro de 1636 até ao evento do liberalismo, serviu de sede à Paróquia e Colegiada de S. João Baptista.

Desde então a igreja entrou num profundo declínio, ressurgindo hoje como um espaço onde a Arte e o Património Religioso terão lugar para a sua expressão condigna.

O Museu Paroquial de Óbidos (ou de S. João), será um ponto de encontro e diálogo entre a comunidade e as suas raízes, bem como um factor de crescimento cultural, articulando-se de perto com os restantes serviços de Museu na Vila de Óbidos.

A abertura deste equipamento cultural servirá, também como incentivo ao estudo e divulgação dos bens artísticos e históricos da Igreja, que para todos os efeitos é a base da cultura local, manifestando-a aos diversos públicos (escolares, investigadores, turistas, etc.).

A gestão museológica, cujos conteúdos serão decididos pelo Pároco e pelos técnicos do Museu Municipal, apostará nas exposições temporárias de média duração (entre 4 a 9 meses), justificando a investigação e motivando a novas visitas periódicas ao Museu.
 
Nota:  O Museu Paroquial encontra-se  temporariamente encerrado para instalação de uma nova exposição, até ao próximo dia 20 de abril de 2018.