Obidos Turismo

Galeria NovaOgiva 

A Galeria NovaOgiva é a extensão de arte contemporânea da Rede de Museu e Galerias, constituindo uma aposta na expressão artística, de elevada qualidade, partindo da recuperação de uma ideia e de um espaço base. 

Conhecida por Galeria Ogiva, este espaço foi criado em Óbidos em 1970 e teve pouco mais de três anos de actividade; anos esses, porém, de grande intensidade artística, cultural, de cidadania e de liberdade. O seu fundador foi o escultor José Aurélio, que na altura residia em Óbidos e que já constituíra uma outra experiência, na Vila, ligada à arte contemporânea: a Ogiva Pequena (depois Posto de Turismo e recentemente Oficina do Barro). 

Após 30 anos de indefinição e inactividade, a Galeria surge hoje como um marco na História da Arte, da Arquitectura e da própria história da Vila e dos Museus em Óbidos, sendo o ponto de partida para exposições e outras manifestações culturais associadas a expressões artísticas contemporâneas, permitindo aos munícipes e utentes dos serviços públicos ligados à Cultura, um acesso facilitado às grandes colecções e grandes mostras.