Obidos Turismo
 

Homenagem a Abílio Mattos e silva e Maria José Salavisa 

Homenagem a Abílio de Mattos Silva e Maria José Salavisa


Museu Abílio de Mattos e Silva

O Museu Abílio de Mattos e Silva tem como razão de existência o espólio do artista, nomeadamente nas áreas da cenografia, figurinismo, ilustração e design gráfico, pintura e desenho, doado ao Município de Óbidos por Maria José Salavisa Mattos e Silva.
Nas diferentes áreas de criação/produção a que Abílio se dedicou não existe, para lá do Museu do Teatro em Lisboa, mais nenhum espaço de autor, dedicado a áreas tão específicas de criação e, por isso, a abertura do Museu Abílio de Mattos e Silva permitirá criar condições para a realização de acções diversificadas no âmbito das artes cénicas fora do contexto da representação.

Casa do Arco - Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa
Será uma Casa Museu que proporcionará uma viagem pelo interior de um edifício onde viveram personalidades relacionadas com a cultura portuguesa do século XX. Este é um espaço propício à realização de pequenos encontros sobre literatura, artes e música, onde se vão promover eventos para pequenos grupos.

Centro de Design de Interiores – Maria José Salavisa
A abertura oficial do Centro de Design de Interiores acontecerá durante a iniciativa Junho das Artes. O CDI abrirá com uma exposição de projectos e obras de Maria José Salavisa.
Para além desta exposição, vai ser desenvolvido um conjunto de actividades, designadamente a recolha de projectos que se possam constituir como um acervo interessante de informações para os visitantes do centro e a realização de seminários, conferências e workshops nos domínios do design e arquitectura de interiores.