Obidos Turismo

Capela do Santíssimo Sacramento
(A-dos-Negros)

» Fotografias

Apresentação
Localizada na Freguesia de A-dos-Negros, esta capela foi construída no séc. XIX, por iniciativa privada e foi integrada numa propriedade cuja casa do Séc. XVII era pertença do Padre Gomes, um dos fundadores da Congregação do Oratório. Em 1908, conforme data inscrita no portão de ferro do adro, conclui-se que terá sido esta a época provável de obras de beneficiação do edifício. Destaca-se como recheio uma pia de água benta manuelina, em forma de pinha, e uma outra seiscentista. Beneficiou, no século XXI, de obras de conservação e restauro, permitindo assim uma utilização mais vivida pela comunidade cristã, e que nela se possam criar momentos de inspiração e cultura.

Descrição Técnica
Planta longitudinal orientada composta por nave única e capela-mor e sacristia. Massas dispostas na horizontalidade com cobertura em telhado de 2 águas. Exterior: frontispício de pano único delimitado por cunhais de cantaria rematados por pináculos, em empena triangular de cornija dupla sobrepujada por cruz de pedra; porta reta de verga saliente; janelão reto; Fachada S. em empena reta com sineira em arco alteado rematada por pináculos e cruz; saliência do corpo da capela-mor fenestrado por janela reta. Fachada E. em empena triangular, ressalto do corpo da sacristia, de menor estatura. Fachada N. avançamento do corpo da Capela aberto por janela reta; corpo da nave cego. INTERIOR: nave única de pavimento em mosaico e cobertura de madeira em caixotões dispostos em 3 planos; coro-alto a toda a largura da nave assente em 2 colunas facetadas ao qual se acede por escada de 2 lances; capela-mor em abóbada de berço.

Curiosidade:
Sobre a pia de água benta, talvez ainda do final do Séc. XV (reinado de D. João II ou primeiros anos do reinado de D. Manuel) diversas dúvidas se levantam, nomeadamente se seria proveniente, ou não do extinto Convento de São Miguel das Gaeiras. Aponta-se para que esta peça não terá sido do referido convento, mas sim a outra pia de água benta no lado oposto da entrada, já que é do Séc. XVII (época de construção do convento), muito simples e sem decoração, semelhante às que aí se podem observar (Descobrir Óbidos).

Bibliografia
SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976;
Descobrir Óbidos: A Freguesia de A-Dos-Negros, in Gazeta das Caldas, 05/01/96
Informação retirada de www.monumentos.pt

Informações Adicionais:

Junta de Freguesia de A-dos-Negros
Contacto: Telefone: 262 958 602
Email: fregadosnegros@mail.telepac.pt

Paróquias de Óbidos
Tel. 262 959 633
Email: paroquias.obidos@gmail.com